Menu fechado

Fundação mantém diálogo com IFs para potencializar execução de programa

Parceira da Petrobras no Programa Autonomia e Renda junto com os Institutos Federais, a FAIFSul dará início nos próximos dias a reuniões com coordenadores da execução desta iniciativa dentro dos IFs. O objetivo é conversar com cada um dos gestores das instituições para esclarecer dúvidas e alinhar demandas relacionadas aos fluxos e processos da Fundação.

Responsável pela gestão financeira e orçamentária da ação que envolve nove Institutos de sete estados brasileiros, a FAIFSul participou no final de novembro do I Encontro de Capacitação das Coordenações IF do Autonomia e Renda Petrobras. O evento realizado em Ipojuca (PE), reuniu equipes para troca de aprendizados e informações sobre o Programa.

Conforme a coordenadora do Autonomia e Renda na FAIFSul, Isabel Gravato, as reuniões online com os coordenadores nos IFs que serão realizadas a partir de agora buscam identificar eventuais dificuldades enfrentadas por quem está atuando na efetivação dos cursos.

“Acreditamos que, com base neste diálogo, será possível qualificarmos e potencializarmos o trabalho conjunto, garantindo a máxima eficácia na execução do Autonomia e Renda”, explica.

O Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras foi iniciado no segundo semestre de 2024. Ao todo, a iniciativa prevê a disponibilização de quase sete mil vagas, ao longo de quatro anos, em cursos de formação inicial e continuada.

O público alvo da iniciativa são moradores de localidades próximas às operações da Petrobras, com prioridade para pessoas de baixa renda ou sem vínculo formal de emprego; mulheres; pessoas transgênero, transexuais ou travestis; pessoas com deficiência; indígenas e quilombolas; pessoas pretas e pardas; e refugiadas.

Como estímulo e suporte para a realização dos cursos, o Programa assegura o repasse de bolsa-auxílio de R$ 660 mensais ou R$ 858 mensais para mulheres com filhos de até 11 anos.

São parceiros do Autonomia e Renda os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE), Fluminense (IFF), do Rio de Janeiro (IFRJ), de Minas Gerais (IFMG), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul), do Espírito Santo (IFES), do Paraná (IFPR) e de São Paulo (IFSP).

Texto: Comunicação FAIFSul

Pular para o conteúdo